Por favor espere enquanto os dados são carregados
Verifique se o Título está no formato correto
Gere um Título fictício para teste
Para realizar o cálculo dos dígitos verificadores (DV) do Título Eleitoral brasileiro, deve-se levar em consideração alguns aspectos:[4] Em geral, o número do título possui 12 dígitos, sendo que o nono e décimo dígitos correspondem à Unidade Federativa (UF) no qual ele pertence (vide mapa abaixo). Se o título eleitoral não é expedido no Brasil, considera-se que o número da UF é 28 (ZZ). Os DVs correspondem ao décimo primeiro e décimo segundo dígitos. Os oito primeiros dígitos correspondem ao número sequencial.[nota 1] Para o cálculo, tomamos como exemplo o título eleitoral 0043 5687, emitido em Santa Catarina. Seus fatores multiplicativos são representados pela sequência , para calcular o v1 (1º DV).[nota 2]
Aplicando para o número exemplificado acima, temos: Portanto, a soma dos fatores resultou em 230, e o resto em sua divisão por 11 (ou mod 11) é 10, logo o v1 é 0.[nota 3] Para o cálculo do v2 (2º DV), consideremos a sequência 09 0, sendo 09 o código da UF, e 0 o v1. Consideremos ainda seus fatores multiplicativos sendo representados pela sequência Aplicando para o mesmo número, temos: Portanto, a soma dos fatores resultou em 72, e o(v2) é 6. Vale lembrar que x_n, representa a posição do algarismo na composição do número do título eleitoral, da esquerda para a direita, considerando-se que este possua 12 dígitos. Eis aqui o número completo após os devidos cálculos: 0043 5687 09 06.
Nossas APIs podem validar se os dados inseridos pelos usuários são válidos, ou formatar padrão correto, ou até mesmo criar massa de dados para seus testes.
Enriqueça seu processo e seus dados utilizando nossa API, veja como
Valide seus Dados
Gere dados para teste
Formate seus Dados